Conheça a Costeira de Zimbros em Bombinhas

Conheça a Costeira de Zimbros em Bombinhas

Se você procura por aventuras e descobertas em meio a natureza, Bombinhas é o destino perfeito para as suas férias. O município fica situado na única península de Santa Catarina e, em apenas 35 km² de extensão, possui três parques naturais de preservação permanentes abertos ao público. Um dos mais famosos e requisitados é o Parque Natural da Costeira de Zimbros. A área abriga uma trilha ecológica, praias desertas, cachoeiras em meio a mata, mirantes naturais… além de inúmeras espécies da fauna e flora nativas da Mata Atlântica. Conheça e saiba como visitar.

 

Como é a Costeira de Zimbros em Bombinhas?

Como o nome sugere, a Costeira de Zimbros está situada na costa do bairro de Zimbros, região sudoeste da península de Bombinhas. Toda a área apresenta as mesmas características gerais da península, com a geomorfologia caracterizada por uma formação contínua de maciços cristalinos, com linhas de cumeeiras com faixa altimétrica variando de 0 a 206 metros acima do nível do mar.

Em seu extremo oeste e norte, divide fronteiras com o município de Tijucas, de onde também pode se acessar a trilha ecológica do parque, apesar da distância muito maior. Na direção leste, divide espaço com Zimbros, tradicional bairro de moradores nativos e pescadores. Já na direção sul, a única divisa é o Oceano Atlântico. A costa é caracterizada por um grande número de praias desertas e um extenso costão rochoso.

A vegetação predominante na Costeira de Zimbros é a Floresta Ombrófila Densa Sub-montana.

 

Os atrativos da Costeira de Zimbros em Bombinhas

O Parque Natural da Costeira de Zimbros abriga uma das maiores trilhas ecológicas de Bombinhas. São mais de 4,5 km de extensão até o seu fim, que liga o bairro de Zimbros ao município de Tijucas. Assim sendo, a trilha ecológica revela praias desertas e paradisíacas, mirantes naturais e até uma cachoeira de águas cristalinas em meio a mata.

 

Praia do Cardoso, a primeira que os visitantes encontram durante a trilha ecológica da Costeira de Zimbros. Foto: Feat Design.

 

As praias desertas estão, afinal, no topo da lista de preferências de interesse dos visitantes que passam pela Costeira de Zimbros. São pelo menos 10 praias catalogadas, entre faixas de areia extensas, bem como praias bem pequenas. Saindo do esquerdo da Praia de Zimbros, então, essa é a ordem das praias que os visitantes vão passar pela trilha ecológica e seus respectivos tamanhos:

 

  • Cardoso – 285,5 metros de extensão. 
  • Basílio – 40 metros de extensão. 
  • Lagoa – 306 metros de extensão. 
  • Casqueiro – 35 metros de extensão. 
  • Pasto – 20 metros de extensão. 
  • Lau / Hermínio – 40 metros de extensão. 
  • Triste – 382 metros de extensão. 
  • Mauri – 25 metros de extensão. 
  • Santa – 37 metros de extensão. 
  • Vermelha – 618 metros de extensão. 

 

A Cachoeira da Praia Triste é, sobretudo, um dos mais importantes atrativos da Costeira de Zimbros. Quando os visitantes chegam à Praia Triste, é necessário fazer um desvio da trilha ecológica principal e seguir, então, na direção norte rumo a cachoeira. Aliás, essa trilha paralela tem início bem no centro da Praia Triste. Para acessar o local, no entanto, é recomendado a presença de um guia turístico local.

 

Cachoeira da Praia Triste é um dos atrativos mais requisitados na Trilha Ecológica da Costeira de Zimbros. Foto: Rodrigo Dalri.

 

Como visitar a Costeira de Zimbros em Bombinhas

Afinal, é muito fácil visitar a Costeira de Zimbros em Bombinhas. Antes de tudo, os visitantes podem contratar uma operadora de turismo do município ou irem por conta própria. 

A primeira opção conta com comodidades e segurança especial, como acompanhamento de um guia local, transfer até a entrada do parque natural e seguro em caso de lesões físicas durante a caminhada (ainda que seja baixa a probabilidade dessa ocorrência, tendo em vista que essa é considerada uma trilha ecológica de nível fácil).

Mas visitar o parque natural por conta própria também é uma opção a ser considerada. Os visitantes podem ir de carro até o cantinho esquerdo da Praia de Zimbros e, de lá, por fim, começar a caminhada. Todo o trajeto conta com sinalização e a trilha passa por revitalização constantemente.

 

 

Por fim, nada melhor do que uma hospedagem tranquila para descansar depois de um dia de passeios pela Costeira de Zimbros. Nós temos a dica perfeita para você.

 

villa-maciel-faca-sua-reserva-antecipada

 

A Pousada Villa Maciel está situada em Quatro Ilhas, então, a pouco menos de 10 km da Costeira de Zimbros. Em sua estrutura, conta com acomodações aconchegantes para casais e pequenas famílias, e além disso, oferece comodidades especiais como serviço de quarto e café da manhã.

Conheça a Villa Maciel e faça a sua reserva antecipada agora mesmo.

0 Comments

Leave your reply