Quais são as ilhas que ficam próximas de Bombinhas?

Quais são as ilhas que ficam próximas de Bombinhas?

Bombinhas, por uma série de fatores, possui características geográficas diferenciadas. A começar pelo seu território, localizado na única península de Santa Catarina. Isso faz com que o destino seja ideal para as condições de vida e reprodução de diversas espécies, principalmente marinhas. Não é à toa que o município é detentor do título de Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina. Mas, muito além disso, o destino ainda é destaque quando se fala em ilhas. Confira agora quais são as principais ilhas de Bombinhas.

 

Ilhas que pertencem ao território municipal (ilhas de Bombinhas)

Na verdade, oficialmente, Bombinhas possui apenas uma ilha em seu território. As demais ilhas situadas nas proximidades estão situadas em reservas de preservação federais, por tanto, seus territórios não pertencem a nenhum município.

 

Ilha do Macuco (também conhecida como ilha do Amendoim)

Situada a apenas 2 km da costa sudeste da península de Bombinhas. A Ilha do Macuco está compreendida no interior do Parque Natural do Morro do Macaco, um dos três parques de preservação permanente situados no município.

Em suas características biológicas, possui fauna e flora típicas do Morro do Macaco, apresentando Floresta Ombrófila Densa. Seu território foi pouco explorado pela ação humana, quase intocado pelo homem. Os moradores locais relatam a existência de muitas cobras no interior da ilha.

Há apenas uma pequena praia em seus 3 km de orla, quase sempre ocupado por costões rochosos. A Praia do Macuco (ou Praia da Ilha do Macuco) possui apenas 11,84 metros de extensão. Seu acesso só pode ser realizado por meio de embarcações. O local é o melhor ponto de entrada para a ilha.

 

Ilhas que pertencem a Reserva Marinha do Arvoredo

Apesar de ter somente uma ilha em seu território municipal, Bombinhas é o município mais próximo da área correspondente a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Trata-se de um arquipélago de ilhas, lar de diversas espécies marinhas em alerta de extinção, além de um banco de algas calcárias, que é um grande berçário do ecossistema marinho local. Devido a sua imensa importância, a reserva é protegida pelo Ibama, e seu acesso só é permitido com a devida autorização.

 

Ilha do Arvoredo

É a maior ilha nas proximidades de Bombinhas. Possui uma área de 27 mil m², localizada a cerca de 15 km da costa de Bombinhas. A fauna da ilha é composta por pequenos mamíferos, como gambás e morcegos, além de aves e répteis. Possui 80% da sua área coberta pela vegetação nativa da Mata Atlântica, enquanto em sua porção sul, possui um farol antigo da Marinha. É nessa área onde são autorizadas as expedições de mergulho ecológico, somente para operadoras credenciadas. 

 

Ilha Deserta

Bem afastada da costa, a pequena ilha é um importante local para reprodução de espécies de aves marinhas, como os atobás, trinta réis e gaivotão. Algumas expedições de mergulho também são realizadas em suas margens, com pontos que podem atingir os 40 metros de profundidade.

 

Ilha das Galés

A menor ilha a compor a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Apesar do seu pequeno tamanho, possui vegetação nativa da Mata Atlântica de porte médio. Em seus arredores, apresenta parcéis com corais em profundidades que podem ir dos 15 aos 20 metros.

 

Calhau de São Pedro

Um calhau é um fragmento de rocha exposto acima do nível do mar. Então, na verdade ele não é bem uma ilha, já que não possui as mesmas características biológicas de uma. Apesar disso, o local já foi protagonista de importantes histórias locais, como causador de naufrágios. Hoje é considerado um importante point de mergulho ecológico avançado, já que possui correntes marítimas fortes.

 

 

Agora que você já conhece um pouco sobre as ilhas de Bombinhas, chegou a hora de conhecê-las. E, depois de um dia de aventuras pelos atrativos turísticos do município, tudo o que você precisa é um bom lugar para descansar. Por isso temos a recomendação perfeita para você.

 

villa-maciel-faca-sua-reserva-antecipada

 

A Pousada Villa Maciel está situada a apenas 100 metros da Praia de Quatro Ilhas. Ela leva esse nome porque, da faixa de areia, é possível visualizar as quatro ilhas que compõem a Reserva do Arvoredo.

A pousada possui acomodações aconchegantes para casais e pequenas famílias em busca de conforto e tranquilidade. Além disso, conta com a disponibilidade de serviço de quarto, recepção e café da manhã (esse último, com valor cobrado à parte).

 

Venha conhecer.

0 Comments

Leave your reply